pagina-top-quem

Quem Somos

Instituição privada criada em 2011, o Attenda (CRP 4217/J) é um espaço dedicado ao exercício clínico, ao debate e à transmissão da psicanálise e suas interfaces, abrangendo também o campo das humanidades. Especializado em Acompanhamento Terapêutico (AT), coloca em evidência áreas como saúde pública, educação e judiciário, buscando o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de sua função clínica.

Compartilhamos a ideia de que a formação do analista, do acompanhante terapêutico, assim como de todos os campos profissionais que atuem na saúde pública e educação, deve ser permanente. Por isso, disponibilizamos a interessados diversos dispositivos de transmissão – como cursos, simpósios, debates, supervisões, entre outros –, que acrescem a “forma-ação” de estudantes e/ou profissionais preocupados em ampliar, continuamente, na aquisição de saberes.

Missão

É missão do Attenda avançar no debate e na transmissão de temas relacionados e/ou pertinentes ao campo psicanalítico, às humanidades e, em particular, ao Acompanhamento Terapêutico (AT), baseado em premissas abrangentes e plurais. Entendemos que o profissional da área deve manter-se aberto à ampliação de seus conhecimentos e a interações teóricas que enriqueçam seu desempenho.

A psicanálise pressupõe formação específica; a capacitação neste campo resulta da escuta lapidada pela aquisição de instrumentais teóricos/conceituais e pela experiência prática. Para além do consultório, a práxis envolve também a clínica estendida, o Acompanhamento Terapêutico e as vivências cotidianas que implementam e refinam os laços sociais.